Tipologia do Abstract - Caso Clínico
A submissão sob a forma de caso clínico implica a obtenção de consentimento informado (CI),
sendo necessária essa indicação explícita (submissão de documento de CI obrigatória).
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Data Limite 08/10/2025 00:00:00 UTC+1 |
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Instituição
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- Normas
normas resumos
Regulamento para submissão de Resumos Científicos ao Congresso
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Datas Importantes
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Data limite para submissão online dos resumos: 23:59h de 07 de Outubro de 2025
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Comunicação de resultados aos autores: 28 de Outubro de 2025
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Data limite para inscrição do primeiro autor/apresentador de resumos aceites para apresentação com preço reduzido: 31 de Outubro de 2025
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Regras para submissão de resumos científicos
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As seguintes regras devem ser escrupulosamente cumpridas na submissão de resumos científicos. O não cumprimento destas orientações pode ser a causa de não-aceitação de resumos submetidos.
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Os resumos serão submetidos online, através da página na internet do secretariado oficial Diventos.
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Resumos enviados por e-mail, correio ou qualquer outra forma não serão aceites.
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Os resumos podem ser submetidos em Português ou em Inglês. Deve ser utilizada linguagem simples e evitados erros ortográficos, que serão da responsabilidade dos autores.
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São aceites até um máximo de seis autores por abstract de Investigação e um máximo de quatro autores por abstract de Casos Clínicos, sendo que todos devem ter tido participação relevante no trabalho apresentado.
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A submissão deve indicar o nome completo dos autores, número de telefone de contacto, endereço de correio eletrónico e identificação da instituição de origem.
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Os resumos podem ter sido previamente apresentados em reuniões locais de serviço, departamento ou em congressos internacionais realizados fora de Portugal. Não serão aceites trabalhos apresentados previamente em congressos nacionais e/ou publicados em revistas científicas.
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É preferida a apresentação de Estudos Clínicos ou Experimentais.
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Poderão ser aceites casos clínicos, mas não serão aceites simples revisões de literatura científica baseadas num caso clínico, outras revisões de literatura, estudos-piloto ou projetos de investigação. Estudos que envolvam animais ou humanos devem ser conduzidos segundo as regras europeias sobre ética na investigação humana e animal. É necessária a indicação explícita de aprovação prévia por um comité de revisão local, comissão de ética ou afim (submissão de documento de aprovação institucional obrigatória).
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A submissão sob a forma de caso clínico implica a obtenção de consentimento informado (CI), sendo necessária essa indicação explícita (submissão de documento de CI obrigatória).
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Qualquer conflito de interesses de qualquer dos autores deve ser explicitado através de uma declaração de interesses. A apresentação não pode ser influenciada por interesses comerciais.
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Os autores assumem a responsabilidade pela obtenção de autorizações devidas à utilização de imagens.
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É assumido o conhecimento e aprovação de todos os autores da submissão do resumo, bem como, que o Diretor do Serviço/ Departamento da Instituição onde decorreu o trabalho tem conhecimento e aprova a submissão do trabalho.
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O corpo do resumo não deve exceder os 2500 caracteres.
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Informação de receção de resumo
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A receção do resumo será consecutivamente confirmada por e-mail ao apresentador (se não receber a mensagem na caixa de entrada, por favor verifique no spam).
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Os resumos recebidos e que respeitem as regras de submissão serão revistos por um mínimo de dois revisores, com ocultação dos autores e instituição de origem. Os revisores recomendam ou não a aceitação ao presidente do júri que, ponderadas as opiniões recebidas, tomará a decisão final. O apresentador será informado da decisão através de correio eletrónico até ao dia 28 de outubro.
O melhor trabalho apresentado receberá um prémio.
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Apresentação no Congresso
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Em tempo útil, será comunicado ao apresentador a data, horário e forma de apresentação do trabalho aceite.
1) Sob a forma de Comunicação Oral
Os cinco resumos melhor pontuados serão apresentados como Comunicação Oral no congresso, no dia 22 de novembro (horário no Programa Científico do Congresso).
Esta apresentação terá a duração máxima de 5 minutos, seguida de uma discussão com 5 minutos de duração máxima.
Será selecionado o melhor trabalho com base na sua pontuação média atribuída pelos revisores e na qualidade da sua apresentação e discussão.
Em caso de empate será considerada:
Caso se verifique conflito de interesse/co-autoria de elementos do júri relativamente a comunicações orais selecionadas, estas não serão avaliadas por esse elemento.
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Será atribuído um prémio ao melhor trabalho apresentado, consistindo na inscrição do primeiro autor no Congresso Norte da Anestesia 2026 e Curso pré-Congresso de 8h.
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Será atribuído um prémio ao trabalho apresentado e classificado em 2º lugar, consistindo na inscrição do primeiro autor no Congresso Norte da Anestesia 2026 e Curso pré-Congresso de 4h.
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Será atribuído um prémio ao trabalho apresentado e classificado em 3º lugar, consistindo na inscrição do primeiro autor no Congresso Norte da Anestesia 2026.
2) Sob a forma de Poster
Os restantes trabalhos serão apresentados na sexta-feira, dia 21 de novembro, ou no sábado, 22 de novembro, sob a forma de poster eletrónico, apresentado em ecrã com medidas a definir posteriormente, devendo ser enviado antecipadamente ao secretariado sob a forma de PDF. A letra utilizada deve ser visível a 2 metros de distância.
Este ficheiro deve ser enviado por e-mail ao secretariado do congresso até ao dia 11 de novembro.
Os posters serão discutidos um a um por dois elementos do júri numa sessão de discussão. Será feita a apresentação oral do poster numa hora a determinar pela Organização do congresso. Esta apresentação terá a duração máxima de 4 minutos, seguida de uma discussão com 4 minutos de duração máxima.
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Sobre a submissão de Estudos Clínicos ou similares
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Os resumos dos estudos clínicos e experimentais devem ser redigidos do seguinte modo, sendo que cada um dos itens deve iniciar um novo parágrafo ou linha:
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Introdução e contextualização: indicar a relevância e o objetivo do estudo; indicar com clareza a hipótese testada pelo estudo ou pelas observações realizadas.
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Materiais e métodos: descrever os métodos utilizados. Os métodos estandardizados podem ser referidos apenas pelo nome, mas métodos ou técnicas pouco utilizados ou inovadores devem ser descritos. Deve ser perceptível a forma como foram obtidos os dados. Indicar como foram analisados os dados e que testes estatísticos foram utilizados. Deve ser indicada a aprovação prévia pela comissão de ética.
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Resultados e discussão: Apresentar os resultados de forma clara e sucinta, de forma resumida. A discussão no resumo deve ser breve. Limitar a discussão apenas aos resultados obtidos e explica-los de forma simples. Evitar especulações ou extrapolação para resultados não obtidos.
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Conclusão(ões): dar uma resposta simples à questão de investigação a luz dos resultados obtidos. Pode ser sugerida a necessidade de estudos adicionais para melhor esclarecimento. A conclusão deve ser apoiada nos resultados de facto obtidos.
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Referências (opcional): Podem ser incluídas no resumo até três referências, numeradas de acordo com a sua ocorrência no texto. Basta indicar o nome da revista, ano de publicação, volume e páginas. Exemplo: Eur J Anesthesiol 2005;22:843-47.
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Agradecimentos (opcional): podem ser incluídos agradecimentos que considerem adequados.
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O título e o corpo do trabalho não podem identificar locais, instituições ou autores do trabalho.
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Submissões que não respeitem as regras previamente descritas serão rejeitadas.
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Sobre a submissão de Casos Clínicos
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Os casos clínicos devem ser apresentados apenas se apresentam um caso ou abordagem que não tenha ainda sido publicado e contenha elementos importantes de originalidade ou novidade. Casos relatando o manejo anestésico de um portador de alguma doença rara não acrescentam originalidade ou novidade pelo que não serão valorizados, a menos que sejam séries de casos.
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Os resumos de casos clínicos devem ser submetidos do seguinte modo, sendo que cada um dos itens deve iniciar um novo parágrafo ou linha:
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Introdução /Contexto: descreve o problema ou questão clínica subjacente. Deve ser incluída uma afirmação resumida da originalidade ou importância do caso.
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Caso clínico: Resumir a informação recolhida com uma história curta e com os achados relevantes positivos e negativos, com detalhe de investigação, terapêutica e resultados do tratamento. Deve estar indicada a obtenção de consentimento.
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Discussão: sustentar a importância da informação. Explicar o motivo da comunicação do caso. Mencionar resumidamente a informação disponível anteriormente sobre a situação. Assentar em factos a mensagem a transmitir com a apresentação do caso.
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Pontos de Aprendizagem (máximo 3): são essencialmente as conclusões da apresentação de um caso clínico e servem para sumariar o raciocínio justificativo para a validade e importância da apresentação do caso.
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Referências (opcional): incluir até três referências, numeradas de acordo com a sua ocorrência no texto.
O título e o corpo do trabalho não podem identificar locais, instituições ou autores do trabalho.
Submissões que não respeitem as regras previamente descritas serão rejeitadas.
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SECRETARIADO OFICIAL
Diventos - Congressos e Eventos
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Adriana Sousa
adriana.sousa@diventos.com
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- Autores (Casos Clínicos Máx. 4 autores | Investigação Máx. 6 autores) (Max 6)
- Contactos do Apresentador
- Declaração
- Dados do Abstract
Título
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Tipologia do Abstract
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Chave
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Palavras-Chave
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- Texto (Max 2500 Caracteres (sem espaços))
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- APROVAÇÃO PRÉVIA (É necessária a indicação explícita de aprovação prévia por um comité de revisão local, comissão de ética ou afim (submissão de documento de aprovação institucional obrigatória).)
- Finalizar
- Etapas
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